Nossa História

2001

Fundação da Agência Brasileira de Gestão Costeira – Agência Costeira. Inicia-se a ideia de transformar os fóruns bienais representados pelos Encontros Nacionais de Gestão Costeira, em um fórum permanente de discussão e no canal de diálogo com o Governo Federal, representado pela CIRM – Comissão Interministerial para os Recursos do Mar. Agência Costeira organizou três ENCOGERCOs, em 2002, 2004 e 2006, respectivamente, em Santos-SP, Salvador-BA e Florianópolis-SC. ENCOGERCO 2009 com o tema “Valorização da Costa e do Mar” foi formatado para ser realizado em cinco dias, com diversos eventos temáticos relacionados à zona costeira e marinha, como os encontros internacionais: Reunião Anual da Iberoamericana Vermelha de Manejo Costero Integrado – IBERMAR; Reunião Anual do Programa Bandeira Azul; e o Seminário Iberoamericano – Conservação Marinha Reserva da Biosfera; reunindo representantes de mais de 50 países. Nessa ocasião surgiu os debates de transformar o próprio ENCOGERCO em um fórum permanente de discussão dos assuntos do mar. A proposta foi respaldada pelo interesse da sociedade em manter um canal de diálogo permanente com o Governo, assegurando o processo de gestão integrada e participativa.

 

Novembro de 2009

Encontro Nacional de Gestão Costeiro – ENCOGERCO, realizado no Rio de Janeiro. A moção foi proposta no sentido de criar um espaço para um “canal de diálogo” entre a Sociedade Civil e o Governo Federal, responsável maior pela gestão e administração dos recursos ambientais costeiros e marinhos.

No final do ENCOGERCO 2009, a Diretoria Executiva da Agência Costeira, contando com as contribuições voluntárias de seus colaboradores, passou a articular a construção deste canal de comunicação. Várias reuniões e uma intensa troca de informações e de experiências foram realizadas com a finalidade de equacionar uma proposta factível e que atendeu aos objetivos desejados.

 

04 de outubro de 2011

Agência Costeira, uma organização da sociedade civil reconhecida pelo Ministério da Justiça como instituição de interesse público, assumiu o protagonismo desta iniciativa, tornando público e disponibilizando em seu site durante os trinta dias que antecederam a Sessão Plenária, o Edital de Chamamento Público, a Ficha de Adesão e a minuta de Regimento de Funcionamento do Fórum do Mar.

 

04 de novembro 2011

Como resultado da Sessão Plenária realizada no Balneário de Camboriú e nas dependências do XIV Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar, COLACMAR – foi criado o Fórum do Mar, uma organização nacional e da Sociedade Civil para ser utilizado como uma plataforma de diálogo com o Governo, Federal em torno das políticas públicas relacionadas ao Mar e à Zona Costeira Brasileira. 50 participantes, de um total de 150 pessoas inscritas desde a publicação do Edital, cumpriram seus objetivos com a discussão e aprovação do Regimento de Funcionamento e a apuração dos votos do primeiro Conselho Diretor do Fórum do Mar. elegeram quatro membros: Milton Lafourcade Asmus, Yara Schaeffer Novelli, Tatiana da Silva Neves e Fábio Perdigão Vasconcelos. Para três vagas que completam o Conselho de sete membros, o Almirante Ibsen Gusmão Câmara, aclamado como Membro Honorário, uma indicada pela Agência Costeira, e uma vaga indicada pelo Conselho Diretor dentre as pessoas de notório saber da sociedade brasileira. Na mesma reunião foi firmado o primeiro Regimento de Funcionamento.

 

07 de novembro de 2011

Primeira chamada para adesão de membros após consolidação do Fórum do Mar.

 

10 de setembro de 2012

Realizada a 4ª Reunião do Conselho Diretor do Fórum do Mar. No momento foi eleito o Presidente do Conselho do Fórum do Mar, discutido o sistema de comunicação entre os membros, quais seriam as linhas gerais do Plano de Ação Plurianual do Fórum do Mar, também discutiram o suporte financeiro para as ações do Fórum do Mar e critérios para adesão de instituições parceiras.

 

11 de setembro de 2012

Evento “1 Ciclo de debates sobre políticas e planos estratégicos para os recursos do mar e gestão ambiental costeira, com estímulo a novas economias”. Teve formato de uma Plataforma de Diálogo entre a Sociedade Civil Organizada e o Governo Federal. Os temas abordados foram os investimentos da PETROBRAS voltados à exploração de petróleo e gás nas áreas oceânica e costeira da região sudeste brasileira; uma análise crítica do ponto de vista econômico sobre a nova economia brasileira; uma avaliação sobre os efeitos socioambientais de um novo modelo econômico baseado numa forte exploração de petróleo e gás em águas oceânicas brasileiras. No final do evento foi compilado as sugestões para um Plano Estratégico da Sociedade Civil para subsidiar uma Política Nacional para a Costa e o Mar.

 

02 de abril de 2013

Iniciou a análise da proposta de seu Plano Plurianual para o período 2013-2015. O plano propõe atividades a serem desenvolvida pelo FM seguindo as ações consideradas de sua prioridade, como definidas em seu regimento. Logo que concluída a análise preliminar do plano, ele será aberto aos membros do FM por um período a ser definido para que possam colaborar com sugestões e críticas a serem consideradas pelo Conselho.

 

19 de junho de 2013

Realizada a 5ª Reunião do Conselho Diretor do Fórum do Mar. No momento foi discutido sugestões sobre o Plano Plurianual do Fórum do Mar e suas tarefas. Para cada tarefa deverá ser feito: uma análise crítica da tarefa; uma avaliação do financiamento necessário para a tarefa; sugerir linhas de financiamento para as tarefas propostas; definir responsável para cada tarefa/grupo de trabalho (GTs); definir indicadores de avanço para cada tarefa; e definir metas temporais para a tarefa.

 

17 e 18 de outubro de 2013

Evento “I Fórum dos Oceanos – Guardiões dos Oceanos”. O evento trouxe como temas a conferência dos Os oceanos no pós-Rio +20; A necessidade de criação de Áreas Protegidas Marinhas: as metas de Aichi da Convenção da Biodiversidade; Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e os oceanos; GEF – Global Environment Facility e os oceanos; Mudança do clima e o seu impacto nos oceanos: elevação do nível do mar e acidificação; os desafios da proteção dos oceanos no Brasil: o que é preciso fazer; A mídia brasileira e os oceanos. Também houve o lançamento do Portal do Fórum do Mar.

 

27 a 31 de outubro de 2013

Representantes do Conselho Diretor do Fórum do Mar estiveram presentes no XV Congresso Latinoamericano de Ciências do Mar – COLACMAR. a Profa. Marinez Scherer membro do Conselho do FMar, apresentou o Fórum do Mar durante a Reunião da Rede Iberoamericana de Manejo Costeiro Integrado (IBERMAR). O presidente do Conselho do FMar, Prof. Milton L. Asmus esteve, a convite da organização do encontro, coordenando a seção técnica sobre Gestão Costeira. Martinus Filet, diretor superintendente da Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro (Agência Costeira)

também esteve em Punta del Este com o intuito de divulgar o FMar e participar de reuniões com representantes da Rede IBERMAR. A Agência Costeira, além de desempenhar o papel de Secretaria Executiva no Fórum do Mar, também é a articuladora da Red Ibermar no Brasil.

 

Novembro de 2013

Chamada para recadastramento de membros Fórum do Mar.

 

2013

Portal do Fórum do Mar disponibiliza aos seus associados sua Plataforma Virtual de Diálogo visando dar início a discussão pública apresentado na Câmara dos Deputados, pelo Deputado Sarney Filho, o PL 6969/2013 que institui a Política Nacional para a Conservação e o Uso Sustentável do Bioma Marinho Brasileiro (PNCMar). Essa Discussão é fundamental para o aprimoramento desse importante instrumento de gestão para o desenvolvimento sustentado do mar e da zona costeira brasileira.

 

15 de junho de 2015

Elaboração do IX PSRM. Enviado ofício à Sr. José Eduardo Vieira Carneiro, Capitão-de-Mar-e-Guerra Subsecretário para o Plano Setorial para os Recursos do Mar SECIRM. Para contribuições ao processo de elaboração do IX PSRM, em desenvolvimento apresentadas em três blocos: sugestões direcionadas a temas relacionados com os programas governamentais que compõem o PSRM; sugestões relacionadas a iniciativas recentes voltadas ao apoio e desenvolvimento da política brasileira para os oceanos; sugestões relacionadas a integração da política brasileira em temas internacionais.

 

 09 de maio de 2017

 Lançado processo eleitoral, para nova composição do Conselho Diretor.

 

21 e 23 de junho de 2017

Evento X Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro, realizado em Rio Grande, RS. Foi divulgado o resultado e ato de posse do novo Conselho Diretor do Fórum do Mar em reunião da Sessão Plenária do durante o X ENCOGERCO.

 

2018

Participação do Carta aberta aos dois candidatos à presidência e ao futuro Presidente do Brasil

 

2018

Iniciativa promovida em parceria com a WWF, visando debater temas de relevância e atuais no Brasil como a gestão de praias urbanas e unidades de conservação.

20 de março de 2019

Realizada a 6ª Reunião do Conselho Diretor do Fórum do Mar. Discussão sobre possível alteração no Regimento de Funcionamento, e discussão sobre proposta em parceria com o WWF para o Webinar Conversas do Mar.

 

 

11 de agosto de 2020

1º evento da Serie Conversar do Mar Preparatórias para o ENCOGERCO 2021, com o tema Gestão Costeira e Marinha e a Década dos Oceanos no Brasil, no evento participaram Anna Carolina Lobo Apresentando o WWF Brasil, Milton Asmus com a Palestra Gestão Costeira e Marinha e Ronaldo Christofoletti com a Palestra Década do Oceano.

 

01 de setembro de 2020

2º evento da Serie Conversar do Mar Preparatórias para o ENCOGERCO 2021, com o tema Vulnerabilidade Costeira e Gestão Adaptativa. No evento participaram João Nicolodi, Davis e Hortência Maria Barboza de Assis.

 

01 de setembro de 2020

3º evento da Serie Conversar do Mar Preparatórias para o ENCOGERCO 2021, com o tema Gestão e Economia Azul. Participaram do evento Iselin Åsedotter Strønen, Lúcia Socoowski de Anello e Patrizia Raggi Abdallah

 

23 de novembro de 2020

Adesão Institucional ao Painel Brasileiro Para o Futuro do Oceano (PainelMar)

 

17 de junho de 2021

Realizada a 7ª Reunião do Conselho Diretor do Fórum do Mar. Os temas abordados foram a Circular para Recadastramento ao Fórum do Mar; Sistematização dos integrantes; Divulgação nas redes sociais; Edição da carta convocatória para Sessão Plenária; Chamada para compor o Conselho Diretor do Fórum do Mar; fazer formulário para processo eleitoral do Fórum do Mar; rever o Regimento de Funcionamento; e informes sobre a nova estrutura do Site do Fórum do Mar.

 

03 de agosto de 2021

Sessão Plenária FÓRUM DO MAR. Nesta reunião foi discutido e aprovado novo Regimento de Funcionamento; divulgado o XIV ENCONGERCO; Apresentado o Processo Eleitoral para o novo mandato do Conselho Diretor do FÓRUM DO MAR.